domingo, 21 de junho de 2009

A única treva é a ignorância

As pessoas são engraçadas, tem a mania de ver escuridão e caos naquilo que não conhecem. Isso é deveras importante entender, pois em nossa caminhada sobre este tal de mundo, diversos assuntos, não compreendidos hoje, são vistos com olhos de quem – por preguiça, desinteresse ou falta de oportunidade - não vê nada. E os que “vêem” alguma coisa as desvirtuam, pois a intolerância (fanatismo), tanto no campo político quanto no religioso, funciona como uma blindagem, paredes nas quais as verdades batem e ali fenecem. Nas palavras de Nietzsche, “As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras”.
A partir do estudo, o homem passou a conhecer que é do caos que se originam as estrelas... Então porque essa aversão ao desconhecido? A resposta é simples, o conhecimento causa no ser humano uma incerteza que, se não aprofundada e não estudada com o tempo necessário, gera uma desestabilidade, que antes não havia, pois, se tinha a convicção de algo ou se evitava pensar. Portanto, em um planeta onde cada vez menos é necessário pensar e cada vez mais é preciso produzir, o indivíduo acaba por erradicar a inteligência da qual foi dotado e passa a agir como uma máquina. É preciso produzir, é preciso aceitar as “verdades”, é preciso se acomodar, tudo para diminuir o sofrimento da existência humana, que se origina pelos questionamentos (ou não) que se faz ou deixa de se fazer acerca do universo.
Será que essas convicções ou o “não conhecer” não estão a nos ludibriar? Será que a humanidade tem “verdades absolutas”? Padres e pastores (o mesmo acontece com a maioria das pessoas) “têm certeza” de que Deus e Cristo existem ou existiram, porém, seguir os “caminhos do senhor” para eles, parece ser facultativo. Cidadãos sabem que seu dinheiro, seu suor, enfim, aquilo que é produzido é roubado pelos órgãos estatais, mas parecem não querer ver, não querem saber como funciona, aparenta ser melhor para todos que isso fique nas escuras. O povo tem medo de ficar perplexo. É melhor assistir a novela ou ao jogo de futebol. Afinal, quem não tem medo de descobrir algo que atrapalhe seu sono? É preciso trabalhar no outro dia.
Existe uma luz, o conhecer. Entretanto, é necessário saber conhecer, luz em demasia ofusca igualmente à escuridão. O caminho do meio é o mais correto. É preciso paciência para mudar. A auto-crítica (“o quanto humano eu sou?”), o auto-conhecimento (“porque penso dessa forma?”) e a autorrevolução (o caos que gera a estrela) ; são alguns caminhos para conseguir formar uma sociedade mais igualitária e preocupada com os indivíduos individualmente, o velho, o jovem, o caucasiano, o afro-descendente, o pardo, o índio, a criança, o homem, a mulher... E a Terra, essa, enfim, se tornará a mesma para todos.

3 comentários:

Lucifer disse...

Infelizmente é a realidade, e enquanto essas pessoas não mudarem será difícil o mundo melhorar pois ainda estará na influencia delas.. Até lá temos de fazer a nossa parte, não? A propósito ótimo texto.

Vitor Hugo disse...

"em um planeta onde cada vez menos é necessário pensar e cada vez mais é preciso produzir, o indivíduo acaba por erradicar a inteligência da qual foi dotado e passa a agir como uma máquina." ótima colocação... ótimo texto...

o/

Cafeína Mental disse...

soi transfuga (+_+).